sábado, 7 de fevereiro de 2009

As sacolinhas de mercado

As sacolinhas de mercado

Às vezes no Brasil se ouve falar muito da consicência ecológica sobre o consumo excessivo de plástico, principalmente nas tão utilizadas sacolinhas de polietileno de supermercado. Já existe um certo incentivo, mas muito tímido, sobre usar a sua própria sacola para fazer as compras.

Quando cheguei ao Japão me assustei. A cultura do uso da MY BAG é muito difundida, aquelas senhorinhas bonitinhas andando com suas próprias sacolas, mais resistentes, indo ao mercado fazer a compra do dia. Aqui a sacola de plástico existe na maioria das lojas, mas a sua utilização tem um sentido diferente do que na nossa terra.

O que é preciso ressaltar primeiramente é que, talvez devido ao espaço reduzido, à ausência de espaço para despensa na casa, e também pelo grande consumo de perecíveis frescos (especialmente peixes e frutos do mar), o japonês não tem o costume de fazer o "rancho", o "fornecimento", isto é, a compra do mês ou da semana. O costume do japonês é dar um pulo no mercado várias vezes por semana, normalmente até todos os dias, comprar o alimento que será utilizado naquele dia.

De qualquer maneira, assim como no Brasil, as famílias que trabalham, especialmente em que o casal trabalha, entope o supermercado no sábado com as crianças, fazendo compras maiores. Mas não chega perto do volume de compras que o brasileiro faz... às vezes 3, 4 carrinhos cheios.

Então, existe um favorecimento ao uso da sua própria sacola aqui no Japão. No Brasil é mais difícil a implantação dessa cultura, não só pela conscientização do povo que se faz necessária, mas também pelo volume de compras.

No Japão, o que algumas redes grandes de supermercados estão praticando, como forma de incentivar e, ao mesmo tempo, fazer o povo se acostumar a trazer sua própria sacola, é cobrá-la. Isso mesmo, cobrar 5 ienes por sacola. Hoje em dia, 5 ienes giram em torno de 13 centavos. Então, se você esquece sua sacola, ou necessita de mais uma, você pode adquiri-la no fechamento da compra.

Detalhe: o cliente não é feito de bobo. A sacola, comparada com os padrões brasileiros, é maior e muito mais espessa, o que permite ao cliente levar muitas coisas sem precisar "reforçar" a sacola, e reaproveitá-la muitas vezes.

Por outro lado, normalmente o cliente que não precisa adquirir a sacola no supermercado ganha um "ponto" por compra, e juntando tantos pontos em um "point card", ele ganha um desconto (normalmente girando em torno de 100 ienes, um pouco mais de um dólar) quando preenche os pontos do cartão. Parece pouco, mas em se tratando de cultura japonesa, 1 dólar é um bom desconto, e acredite: o povo é incentivado! O pessoal está sempre cadastrando ou carimbando os pontos no cartãozinho. Se fosse no Brasil, um desconto de 1 real para cada 20 sacolas não utilizadas, o povo jogaria o cartãozinho de descontos fora... e pior ainda, provavelmente no chão, onerando os funcionários da limpeza...

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