domingo, 8 de fevereiro de 2009

Bicicletas

Bicicletas

Tem tantas coisas que poderiam ser faladas sobre o uso das bicicletas no Japão! Vou contar algumas coisinhas observadas, de acordo com o que me vem à cabeça. 

Primeiramente, o espaço disponível para se andar de bicicleta no Japão é muito grande. Não sei como num país tão pequeno e com tanta gente, se conseguem construir calçadas tão largas. Claro, estou em Nagoya, uma cidade importante, e estou falando das grandes avenidas, não das ruas internas dos bairros, que são muito estreitas. Mas nas grandes avenidas, mesmo assim!, existem calçadas largas que permitem aos pedestres e aos ciclistas andar em perfeita harmonia pelos eixos da cidade e chegar a qualquer lugar. Além disso, o perfeito funcionamento dos semáforos para pedestres e o respeito frequente à faixa de segurança pelos motoristas são coisas que contribuem bastante para essa tranquilidade. 

O Japão é, que eu saiba, um país muito montanhoso, mas como a maioria da população vive perto da costa, que tem regiões muito planas, é muito utilizada a bicicleta por aqui. Existem muitos estacionamentos de bicicletas, formais ou informais, mas talvez uma das infrações mais cometidas pelas pessoas aqui seja justamente estacionar a bicicleta em um lugar que não é permitido, o que, com pouca sorte, incorre em multa e apreensão da bicicleta, mas só depois de algum tempo abandonada e não recolhida.

Os estacionamentos de bicicletas são, para a vista de um brasileiro, extremamente grandes... e todos os lugares têm: as escolas, os supermercados e lojas de departamento, as universidades e, é claro, principalmente as ruas. As estações também têm grandes estacionamentos para bicicletas. Alguns são pagos, mas a maioria é gratuita... fora os lugares em que não pode pôr, mas o povo é teimoso e nem sempre são lugares que atrapalham a circulação dos pedestres...

Assim como os outros meios de transporte, existe no Japão o registro de bicicleta, que é como se fosse o documento do carro, constando marca, modelo, cor e número de cadastro. Este documento deve ser mantido com o dono da bicicleta sempre que ele está andando com ela, e corre-se o risco de ser parado por algum guardinha de trânsito e ter que mostrar esse documento.

Existe também uma norma que rege que, se você recebe a bicicleta de presente, deve ser escrita uma declaração de doação da bicicleta, contendo informações de quem doou e de quem recebeu, além das especificações da magrela.  

Claro que isso de ser parado por um guardinha é mais comum ainda com a gente, que tem cara de estrangeiro... e, caso a bicicleta não esteja regularizada, muitos dizem que um bom esquema para escapar da multa e apreensão da bicicleta é não falar ou ao menos fingir que não sabe falar japonês. Muitos guardas acabam perdendo a paciência e não conseguindo explicar a pergunta, e mandam o cara embora... "vá embora de uma vez antes que eu mude de ideia!!!!"... com um pensamento mais ou menos assim. 

De qualquer forma, mesmo num país seguro como este, é muito importante o cuidado para não sofrer acidentes... meu orientador tem 61 anos e quebrou não sei quantas costelas um pouco antes de eu vir para o Japão, caindo da bike. E também tem que tomar muito cuidado com os pedestres, pois como aqui é muito tranquilo, andam totalmente distraídos nas ruas e acabam correndo um bom risco de ser atropelados. Outro cuidado importante é não andar com a bicicleta no meio da rua, porque se for atropelado, japonês é mais capaz de passar reto e deixar o cara morrendo na rua do que parar para prestar socorro, pelo medo da indenização e das confusões que se arrumam.

Mas, porém, todavia, entretanto, contudo........ É sempre bom lembrar das vantagens que se tem ao andar de bike! Não só se economiza combustível, assim como é um ótimo exercício para manter as pernas, a bunda, e a saúde nos trinques. Além disso, ela não necessita espaço para guardar e, se tiver uma cestinha na frente ou uma mochila, pode-se carregar as compras do dia. Com uma adaptação podem transportar uma segunda pessoa... pode-se ir muito mais longe do que a pé sem muito cansaço... como não há combustível, ajuda o meio-ambiente e se pode respirar um ótimo ar puro! É claro, dependendo de onde você está... Seja como for, ainda vale muito mais a pena optar por andar de bicicleta!

Um comentário:

  1. pois e rafael.eu estava andando no calcadao e a bicicleteiro passou batendo meu braco, bicicleta e bom ,vou pensar comprar uma. abraco, final voce esta no Brasil ou no Japao??

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