domingo, 23 de agosto de 2009

Meus Senseis da JICA


Que alegria foi ontem ir a Yokohama e encontrar meus professores da JICA que viveram no Brasil enquanto eu estava na Eescola de Japonês! E a presença do meu amigo Ramires ainda deixou mais especial tudo, pois passamos juntos por aquele tempo, de maneira muito parecida, conquistamos coisas parecidas, estamos em situações parecidas até hoje!

O professor Oohashi esteve cuidando da gente entre 2002 e 2004, e o professor Niihara estava entre 2004 e 2006. Eles vinham sempre de Curitiba a Ponta Grossa para cuidar da Escola, ver como tudo estava andando, e dar aulas realmente especiais pros tops da escola naquele tempo, em termos de nível de proficiência, o Ramires e eu, junto com as orientações da Yoshiko Sensei.

Ontem fomos a um ótimo restaurante em Yokohama e depois fizemos um tour pela cidade, andamos de barco até o porto, depois um ônibus que circula pontos importantes da cidade. Mas o melhor de tudo foi terminar tudo com um café no Starbucks relembrando os tempos do Brasil e conversando sobre diversos assuntos, contando histórias, recebendo dicas e também dando dicas! O Oohashi sensei sempre muito divertido, falante, e o Niihara sensei mais quietão, lembra muito o meu vô o jeito dele de olhar pra gente... ambos já devem estar com mais de setenta anos, mas bastante vívidos, exemplos de japoneses saudáveis e que se dispuseram mesmo na terceira idade a morar do outro lado do mundo para aprender e ensinar!

Na verdade eu gosto muito dos japoneses idosos, eles são queridos, simpáticos, muitas vezes conversam com a gente e nos cuidam. Uma das maiores vantagens desse povo são os idosos, por isso eu acho que o Japão deve ficar cada vez mais velho, porque eu não gosto de muitos jovens japoneses da minha idade, são todos americanizados, com gostos e comportamentos bizarros e na sua maioria muito mal educados. Muitas vezes são gentes superficiais, que não conservam os costumes e a linguagem correta mas se fazem de inteligentes, quando na verdade não sabem nem por onde galinha mija...

Bem, um misto de alegria com os idosos e revolta com os jovens (liberdade de expressão). A foto acima é do momento do passeio de barco! Mais um momento a guardar pra sempre!

Falow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário