terça-feira, 12 de outubro de 2010

Passa o tempo...

Pois é, como passa o tempo. Passando por este blog novamente eu verifico que faz quase um ano que eu postei pela última vez aqui, quando estava no Japão, e faz dois anos que eu fui ao Japão para estudar. Voa o tempo.

Foi uma experiência fantástica, sem dúvidas. Com seus desafios e dificuldades, mas também muitos prazeres que só quem tem esse tipo de experiência pode vivenciar. No entanto, como até mesmo a uva, tudo passa, tudo voa. E ficam as lembranças!

O Japão continua sendo pra mim uma segunda pátria, é o lugar que me acolheu, onde eu vivi e eu me sentia literalmente em casa. Espero ansiosamente ter "budget" para um dia voltar para lá a passeio, poder rever os amigos que deixei e também os lugares por onde passei, além disso, conhecer os lugares que não tinha dado tempo de conhecer. Tem muito pra ver lá ainda.

A comida, como eu sinto falta! Às vezes, em atitudes quase-frustradas, eu cozinho um gohan e faço um carê pra lembrar a comida do refeitório da facul, também vou a um restaurante japonês comer um sushi ou temaki pra tentar lembrar do Sushirou, do Yatai-zushi, etc., mas nunca o gosto é igual. Acho que além da qualidade do ingrediente e da técnica, estar lá é que faz a diferença. E veja só, com o tempo eu comia tanto bentô, tanto carê, que eu enjoava. Mas tudo na vida é sazonal assim. E hoje eu tenho saudades!

Valeu mesmo a pena ter voltado também, em termos de satisfação. Demorou uns seis meses, mas eu me "reativei", estou fazendo um novo mestrado, numa área que eu gosto, e realizando-me profissionalmente. Também fico contente de que a experiência lá no Japão tenha contribuído pra isso. Percebi que nem sempre as coisas vêm no tempo que a gente quer que venham, mas com esforço e merecimento elas vêm.

E mantenho meu contato com o Japão da maneira que for possível, sempre.

Fica esse blog aqui para contribuir com mais uma experiência pessoal para os que ainda vão, ou os que já foram, pra gente confrontar opiniões. De qualquer maneira ele continua ativo aqui! Meu diário de bordo. Que terá muitas páginas pela frente, num futuro bem próximo, se Deus quiser.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário